terça-feira, 31 de julho de 2012

Dica legal

Brócolis


Para tirar aquele cheiro forte que fica no ambiente durante o cozimento do brócolis, embeba um chumaço de algodão com vinagre e coloque sobre a tampa da panela. Muito eficiente!!!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Higiene dos Alimentos



A higiene dos alimentos é de extrema importância pois:
  • Diminui os riscos de contaminação dos alimentos;
  • Evita as doenças causadas por microrganismos ou substâncias indesejáveis
  • Preserva a qualidade dos alimentos;
  • Evita o desperdício;
  • Promove a saúde.
Como higienizar as verduras, frutas e legumes?
  • Despreze as folhas que não estejam em condições de serem usadas: queimadas, furadas, amareladas e/ou murchas;
  • Despreze as frutas e legumes que não estiverem íntegros (com furos, rachaduras, descamações, partes amolecidas ou estragadas), pois elas podem ter seu valor nutricional e microbiológicos alterados;
  • Lave as frutas, verduras e legumes, uma a uma e em água corrente,
  • Coloque as verduras em solução clorada durante 10 a 30 minutos para desinfecção.

domingo, 29 de julho de 2012

Dicas para o preparo do macarrão


- Use  sempre1 litro de água para cada 100g de massa. Calcule de 70 a 100g por pessoa.

- Preste atenção: cada massa tem um tempo de cozimento. Leia atentamente o modo de preparo na embalagem e siga-o corretamente se pretende fazer uma verdadeira macarronada.
- Coloque sal na água quando ela ferver, antes de acrescentar o macarrão. O sal irá temperar a massa. O sal  na água fria, fará com que ela demore  mais para ferver.
- A massa  deverá ficar “al dente"“, então espere a água ferver e só então acrescente o macarrão.
-Para que o macarrão não grude na panela é necessário que se observe a quantidade de água. É preciso também que se mexa a massa, desgrudando a massa que ficou "colada" uma na outra.
- Se o macarrão escolhido for o espagueti, procure distribuir os fios ao redor da panela, dando espaço entre eles para evitar que o macarrão fique grudado na panela. Não coloque todos juntos, na mesma direção. Isso vai te dar mais trabalho na hora de desgrudar.
-Não é preciso usar o fio de azeite e/ou de óleo para que o macarrão não grude, se você deixar a água ferver e colocar adequadamente o macarrão nessa água, ele não irá grudar. Além disso, se o macarrão for de boa qualidade, dispensa esse artifício. Use o azeite se você quiser dar um gostinho especial ao macarrão.
- Se você não for servir o macarrão imediatamente ( o que não é muito recomendável), escorra a água (não é preciso lavar) e deixe em uma panela com um pouco de manteiga ou azeite, para evitar que o macarrão grude. O ideal é cozinhar o macarrão e servir imediatamente.
- Quando for reaquecer o macarrão, faça em banho-maria e acescente manteiga ou azeite ao macarrão.
-Se você errou na quantidade e cozinhou muito macarrão, não tempere toda a quantidade. Guarde numa vasilha hermeticamente fechada e aqueça  e tempere em outra ocasião.

sábado, 28 de julho de 2012

Dicas para acertar o ponto do risoto



  • Conhecido mundialmente por seu sabor e cremosidade, o prato nasceu, em 1945 nas regiões da Lombardia e Piemonte e é muito usado na elaboração de pratos requintados por chefs de cozinha, gourmets e amantes da boa mesa, por causa de seu sabor, textura, umidade e aroma. 
  • Risoto significa "sopa enxuta".


  1. Para obter aquele risoto especial, o tipo de arroz é um fator muito importante. O arroz arbóreo e o carnaroli são os mais indicados.
  2. Um bom risoto se faz com pouca manteiga no início e, para finalizar o prato, deverá estar fria, pois assim o brilho e a cremosidade aveludada, típicas do prato estarão garantidas.
  3. Não lave o arroz quando for preparar o risoto. A lavagem fará com que o arroz perca o amido, e não é essa a intenção, uma vez que é o amido que dará a cremosidade ao prato.
  4. Um bom risoto leva muita manteiga e muito queijo parmesão na finalização...então se você estiver fazendo dieta...esqueça...faça uma sopa!!!
  5. Ao usar o caldo para o cozimento do arroz, ele deverá estar fervente, pois se estiver frio, impedirá o cozimento completo do arroz .Reservar 3 vezes a quantidade de caldo para cada medida de arroz.
  6. O primeiro líquido a ser colocado deverá ser o vinho, que irá liberar o amido do arroz e, que por causa da sua acidez irá dar um nota especial ao risoto.
  7. Mexa o risoto o tempo todo do cozimento, para uma melhor liberação do amido e a uniformização do cozimento.
  8. Nunca cozinhe até a parte central do grão até ficar mole. O ideal é que ele fique firme, mas macio. O ponto do risoto é al dente. Deverá ficar úmido, mas sem caldo.
  9. Não prepare risoto em panela de alumínio ou outra de material leve. As melhores são as que tenham fundo grosso. As de ferro fundido esmaltada são as mais indicadas. Se não for possível, tenha uma maior quantidade de caldo e fique de olho , pois o arroz irá cozinhar mais rápido.
  10. O risoto deverá ser servido imediatamente. Evite reaquecê-lo.


  • Por ser um prato completo, o risoto não precisa de acompanhamentos. Eu costumo fazer uma salada verde de entrada, apenas pelo costume de ter a salada, e só.



Receita básica para Risoto
1.Refogue pouca (1 a 2 colheres de sopa) cebola picada em manteiga aquecida e um fio de azeite. Geralmente, utiliza-se ¼ da quantidade total da manteiga indicada na receita.
2.Adicione o arroz e toste até todos os grãos ficarem cobertos por uma fina película de manteiga (gordura).
3.Adicione o vinho (de preferência branco e seco) e reduza.
4.Adicione uma concha de (sopa) água ou caldo fervente ao risoto.
5.Quando o líquido estiver quase seco, adicione mais uma concha e assim, sucessivamente, até o arroz ficar cozido, mas ainda “al dente”.
6.Retire o risoto do fogo e misture manteiga fria (nunca margarina) e queijo parmesão para conferir mais cremosidade e sabor. Use as combinações de sua preferência ( camarão, peixes, carnes, legumes, etc).


  • Escolha sua receita preferida...siga as dicas e bom apetite!!!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Muito Chique!!!



Como sempre...sapeando pela net, mais precisamente no blog Barraco Chic da Eliana Ricci,(http://barraco-chic.blogspot.com.br) me deparei com essa cômoda lindíssima...fiquei pink de vontade de ter uma. E não é que tenho uma cômoda antiga muito bonita, pegando pó lá no quartinho dos fundos. Vou pesquisar e dar uma solução para ela.

Dica legal

Frutas

Nunca lavar as frutas antes de guardar na geladeira ou na fruteira. Lave momentos antes de consumir. Elas irão durar mais.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Oito dicas importantes para o Arroz




1 -  Para evitar que o arroz fique duro ao preparar pratos doces coloque os demais ingredientes apenas depois que o arroz já estiver cozido.
2 - Se o arroz ficou pronto muito cedo embrulhe a panela em várias folhas de jornal para que demore mais a esfriar

3 - Para soltar o arroz empapado enxágüe em água fervente e escorra como se fosse macarrão.

4 - Se você colocou muito óleo para refogar o arroz coloque a água para cozinhar e cubra com algumas folhas de alface e o excesso será absorvido.
5 - O cheiro e o gosto de queimado do arroz sairão facilmente se acrescentar ½ cebola de tamanho médio no centro da panela.
- Para que o arroz fique bem soltinho adicione uma colher de chá de caldo de limão.
7-  O arroz ficará mais gostoso se quando pronto colocar 1 colher de manteiga e misturar com um garfo.
8 - Para que o arroz grudado no fundo da panela não pegue o gosto, coloque sobre a tampa da panela um pano de prato umedecido e deixe por alguns minutos.

Fonte: mulherdeclasse.com.br

Delícia!!!

Adoro!!!!

Faço com leite...fica mais gostoso e mais cremoso!!! Com esse friozinho!! Demais!!!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Super dica

                                  Bom...muito bom...muito mais do que bom...excelente!!! Uma delícia!!!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Penteadeira

Minha filha quer uma penteadeira moderna e descolada para o quarto dela.Procurando idéias legais na internet, achei essa lindeza. (http://carolmendoncadesign.blogspot.com.br)
Naquele mal falado quartinho dos fundos, além da cômoda antiga, temos uma penteadeira que foi da minha mãe...acho que vai sair algo bem legal ali viu??? Tem até a banqueta (que estou usando como mesinha de apoio no banheiro). Incrível como pensamos em comprar e comprar, quando temos tesouros bem debaixo do nariz!!! Beijos doces, leves e perfumados!!!!

Dica legal

Arroz Queimado




O arroz queimou e agora???Olha que dica legal: coloque um pouco de arroz cozido em cima da pia e por cima coloque a panela de arroz queimado sem a tampa.Sai todo o cheiro e o gosto do arroz queimado. Dica bem legal!!!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Coisa linda!!!



         Sapeando pela net me deparei com essa poltrona muito linda...fiquei apaixonada!!! Um sonho!!! Me lembra um pacote de deliciosos marshmallows...eu quero!!!!

Consumo Responsável





Pequenas ações, que podemos chamar de consumo responsável, quando são somadas podem gerar um grande resultado e ajudar na preservação do meio ambiente. A WWF-Brasil reuniu dicas de alguns hábitos que podem auxiliar na melhoria do planeta. A lista foi publicada originalmente no Globo Online
Confira as dicas sobre consumo responsável:
- Dê preferência a produtos de madeira com o selo FSC (Conselho Brasileiro do Manejo Florestal). Esta é a garantia de que a madeira foi retirada corretamente. O desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases causadores do efeito estufa. Ao comprarmos produtos sustentáveis, diminuem os incentivos para desmatar a floresta.
- Consuma alimentos da estação e dê preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos. Assim, você cuida da sua saúde e do meio ambiente.
- Evite pegar sacolas plásticas desnecessariamente. Carregue uma sacola ou uma mochila com você quando for fazer compras. Assim estará gerando menos lixo.
- Dê preferência a produtos com pouca embalagem ou embalagem econômica que geram menos lixo.
- Procure comprar produtos perto de onde são fabricados. Desta maneira, os produtos não precisam ser transportados por longas distâncias e, conseqüentemente, não há emissões desnecessárias de gases causadores do aquecimento global.
- Use pilhas recarregáveis. Assim, você evita poluir o meio ambiente e gasta menos.
- Descarte as pilhas em locais apropriados de coleta e não no lixo comum.
- Leve as baterias usadas de celulares para as revendedoras. Elas não devem ser jogadas no lixo comum, pois contêm metais pesados altamente tóxicos para a saúde humana e o meio ambiente.
- Evite substituir seu aparelho celular desnecessariamente. Além de gastar dinheiro, você estará contribuindo para uma maior poluição do planeta.
- Evite comprar o que você não precisa para não gerar mais lixo. Para facilitar, faça uma lista prévia. Além de economia, terá menos lixo.
- Procure melhorar seu computador ao invés de comprar um novo. Anualmente, mais de 20 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartados. A maioria ainda não é reciclada.
- Prefira comprar em lojas que adotem práticas socioambientais corretas.
- Use tintas a base de água para pintar sua casa. Elas são menos tóxicas e menos poluentes.
- Dê preferência a guardanapos e toalhas de pano ao invés de descartáveis.
- Use os dois lados da folha de papel.
- Imprima e-mails e documentos somente quando necessário.
- Não pegue panfletos entregues na rua a não ser que esteja interessado nas informações. Se pegar, não jogue na rua depois de lê-lo.
- Utilize calculadoras e lanternas que possam funcionar com energia solar ou dínamo. Desta maneira não é necessário usar pilhas.
Fonte: G1 -globo.com -MT - 06/2011

Dedos de Mel virou Revista da Casa.com

Há muito tempo estava com vontade de mudar o foco do blog, deixar de publicar só receitas, queria colocar dicas de decoração, cuidados com a casa, etc. Tenho uma página no FB que chama Revista da Casa, onde coloco links que acho legais, por isso decidi que nesse espaço vou postar fotos, receitas, dicas, tudo que tenha a ver com o tema.
Espero que dê certo. Estou confiante.
Tenham um lindo dia...carregadinho de coisas boas!!! Beijos!!!!

domingo, 22 de julho de 2012

Honey Mustard


Misture bem, duas xícaras de maionese tradicional com uma colher das de sobremesa de mel e uma colher de sopa de mostarda. Leve à geladeira por pelo menos meia hora antes de servir. Sirva como molho de salada, com carne assada,etc. Fica uma delícia para comer com batatas chips. Sucesso garantido!!!
Foto da Internet, pois para variar esqueci de fotografar.

sábado, 21 de julho de 2012

Dica legal

Alho



Guarde os dentes de alho, já descascados dentro de um vidro, com óleo de cozinha. Eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado para tempero de saladas.
Experimente também guardar o alho amassado com óleo e sal em um potinho com tampa hermética.
Você vai economizar tempo e dinheiro, além disso, você não ficar com cheiro de alho nas mãos cada vez que for usá-lo.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Feliz Dia do Amigo!!!!


Dica legal

Gelo


Para a forma de gelo não grudar, forrar o lugar onde vão ficar as formas no congelador, com papel manteiga, ou colocar um pouco de sal.
Colocar flores (lavadas e não tóxicas) ao fazer o gelo. Dá um toque legal e carinhoso ao servir as bebidas.
Usar suco de frutas em vez de água para fazer o gelo, fica uma delícia além de dar um toque especial.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Consumo Responsável

Preste atenção, ao comprar alimentos, na qualidade dos produtos, nos pesos, nos prazos de validade, nas embalagens e nos preços.
Verifique as características dos alimentos frescos (frutas, verduras e legumes) - eles devem estar íntegros, sem furos, sem manchas, sem partes amolecidas ou apodrecidas, sem coloração desbotada e sem rachaduras; além disso, eles devem ter cheiro, cor, aspecto e textura inalterados.
Compre frutas, verduras e legumes de época, pois são mais saborosos, mais baratos e sua qualidade é melhor.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dica legal

Couve flor


Para tirar aquele cheiro forte e desagradável que desprende do couve-flor, adicione uma xícara de leite na água do cozimento. Além disso, ela não ficará com cor escura.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dica legal


Chá



Para o chá ficar mais gostoso, adoce-o com uma bala de hortelã ou de frutas. Fica uma delícia!!!
Outra dica deliciosa e mexer o chá com um pauzinho de canela em vez de usar a colher...deixa um cheirinho no ar...

domingo, 15 de julho de 2012

Dica legal

 Limão



Se você vai usar só algumas gotas de limão, faça o seguinte: fure o limão com um palito, esprema a quantidade de gotas necessárias e tampe o furo com o próprio palito - guarde na geladeira. Isso vai fazer com que você evite o desperdício.

Olá!!!!!

                                    Lindo dia para todos!!!!

sábado, 14 de julho de 2012

ABC da mesa









Vi essa foto no Facebook e resolvi compartilhar aqui e no outro blog. Muita gente tem dúvidas de como arrumar a mesa com elegância...aqui está a dica. E vale também para quando for convidado para um jantar e não fazer feio. Espero que gostem.
Peguei essa foto no FB de: VIT Turismo

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Patê de Cenoura com Ricota

                                                      Receita e foto: CODEAGRO -SP

Bata no liquidificador: uma cenoura grande ralada, uma xícara de ricota amassada, duas colheres de azeite, meia colher das de chá de sal, uma colher de cebolinha picada e meia colher das de chá de orégano seco. Bata até conseguir uma consistência pastosa e permaneçam alguns pedaços visíveis da cenoura ralada. Se ficar difícil de bater, vá deslindo e misturando aos poucos com a ajuda de um garfo.
Leve à geladeira por no mínimo meia hora antes de servir.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Salada Oriente Médio


Em  uma tigela, misture uma beterraba grande cozida e e cortada em cubos, um pepino japonês médio cortado em rodelas finas e 15 tomates cereja cortados ao meio. Junte duas colheres das de sopa de cebolinha picadinha.Tempere com duas colheres das de sopa de azeite e uma colher das de chá de sal, polvilhe com páprica picante em pó. Deixe descansar uns 5 minutos. Ao servir, tempere com um pouco de limão. Dica: acrescente azeitonas pretas para dar um gostinho especial.

Fonte:Alimentação Saudável - CODEAGRO - SP

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dica legal

                                                                  Foto: murall.com.br


Planeje o cardápio da semana e faça uma lista antes de ir às compras. Desta forma, economiza-se tempo e dinheiro e ainda diminui-se o desperdício de alimentos.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dica legal

Empanados são uma delícia...não é mesmo?  É muito difícil encontrar quem não goste.
Dica: para que os empanados fiquem mais crocantes e firmes, experimente deixá-los descansando por uns 15 minutos na geladeira antes de fritar. Ficam ótimos!

Esfiha recheada com folhas de beterraba




Em uma tigela, dissolva 2 tabletes de fermento biológico fresco (o equivalente a 30g se você costuma comprar solto no supermercado) com duas colheres de sopa de açúcar. Acrescente uma xícara de água morna, 5 colheres de óleo de boa qualidade, meia colher de sopa de sal e, misture bem. Coloque 4 xícaras de farinha de trigo e sove bem, até que a massa desgrude das mãos. Cubra e deixe descansar por meia hora.
Enquanto isso, prepare o recheio. Leve uma panela ao fogo com duas colheres de azeite de oliva, junte duas cebolas médias picadas e deixe dourar. Acrescente 12 folhas de beterraba e uma colher de chá de sal. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Desligue o fogo, junte uma xícara de de requeijão cremoso e deixe esfriar.
Para montar as esfihas, abra a massa com um rolo e corte em círculos com um copo ou utensílio redondo. Coloque o recheio sobre o círculo e feche em formato de triângulo. Coloque as esfihas em assadeira untada e enfarinhada e pincele com uma gema. Leve ao fogo médio até dourar.
Essa é uma receita de reaproveitamento, mas você pode substituir as folhas de beterraba por qualquer verdura de sua preferência.
Dica: Caso você utilize o fermento biológico seco, misture-o diretamente na farinha.Acrescente o restante dos ingredientes e sove bem, até que a massa desgrude das mãos. A quantidade nesse caso é um envelope (10g).
Espero que gostem dessa receita...volto em breve com mais receitas e dicas.

domingo, 8 de julho de 2012

Dica legal

Evite o desperdício.
Sabe as cascas do abacaxi que você joga no lixo porque não tem utilidade?
Faça assim: pique as cascas do abacaxi, coloque em uma panela com umas 3 xícaras de água e deixe cozinhar até ficar bem macias. Retire do fogo, deixe esfriar, bata no liquidificador, coe e coloque em forminhas de gelo. Quando você for fazer um chá ( mate ou cidreira), junte os cubinhos do suco da casca do abacaxi à água fervente...adoce e leve para gelar...hummm!!!

sábado, 7 de julho de 2012

Bolo de Frutas sem Açucar

Bata no liquidificador: 6 colheres de margarina light derretida, 1 maçã, mais ou menos 3 colheres das de sopa de uvas passas e 3 ovos. Reserve.
Pique duas maçãs, 3 bananas nanicas...coloque em uma tigela, com 3 mais 3 colheres de uvas passas. Junte o conteúdo do liquidificador. Acrescente uma xícara e meia de farinha de trigo, uma xícara de aveia em flocos finos, meia colher das de café de canela em pó. Misture bem...junte uma colher (sopa) de fermento em pó e misture delicadamente. Coloque a massa em forma untada e espalhe bem. Leve ao forno pré aquecido por 30 minutos. Fica uma delícia!!!

Bom dia...lindo dia!!!!

Depois de dois anos sem férias, finalmente vou tirar duas semanas para ficar de papo pro ar...ou mais ou menos. Vou então colocar o blog para funcionar novamente. Tenho tantas receitas novas...é ...eu não tinha férias no trabalho, mas continuei gostando da cozinha viu???
Ganhei uma coleção da CODEAGRO (Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio) onde são disponibilizadas receitas culinárias desenvolvidas e testadas  na Cozinha Experimental do CESANS (Centro de Segurança Alimentar e Sustentável.Tem cada receita boa e cada dica legal...
Claro, mudei algumas coisas...acrescentei outras...afinal eu também gosto de experimentar né????
Vou postar todas. Ok????
Volto já já com a primeira receita.
Beijos doces...leves...e perfumados!!!