sábado, 28 de julho de 2012

Dicas para acertar o ponto do risoto



  • Conhecido mundialmente por seu sabor e cremosidade, o prato nasceu, em 1945 nas regiões da Lombardia e Piemonte e é muito usado na elaboração de pratos requintados por chefs de cozinha, gourmets e amantes da boa mesa, por causa de seu sabor, textura, umidade e aroma. 
  • Risoto significa "sopa enxuta".


  1. Para obter aquele risoto especial, o tipo de arroz é um fator muito importante. O arroz arbóreo e o carnaroli são os mais indicados.
  2. Um bom risoto se faz com pouca manteiga no início e, para finalizar o prato, deverá estar fria, pois assim o brilho e a cremosidade aveludada, típicas do prato estarão garantidas.
  3. Não lave o arroz quando for preparar o risoto. A lavagem fará com que o arroz perca o amido, e não é essa a intenção, uma vez que é o amido que dará a cremosidade ao prato.
  4. Um bom risoto leva muita manteiga e muito queijo parmesão na finalização...então se você estiver fazendo dieta...esqueça...faça uma sopa!!!
  5. Ao usar o caldo para o cozimento do arroz, ele deverá estar fervente, pois se estiver frio, impedirá o cozimento completo do arroz .Reservar 3 vezes a quantidade de caldo para cada medida de arroz.
  6. O primeiro líquido a ser colocado deverá ser o vinho, que irá liberar o amido do arroz e, que por causa da sua acidez irá dar um nota especial ao risoto.
  7. Mexa o risoto o tempo todo do cozimento, para uma melhor liberação do amido e a uniformização do cozimento.
  8. Nunca cozinhe até a parte central do grão até ficar mole. O ideal é que ele fique firme, mas macio. O ponto do risoto é al dente. Deverá ficar úmido, mas sem caldo.
  9. Não prepare risoto em panela de alumínio ou outra de material leve. As melhores são as que tenham fundo grosso. As de ferro fundido esmaltada são as mais indicadas. Se não for possível, tenha uma maior quantidade de caldo e fique de olho , pois o arroz irá cozinhar mais rápido.
  10. O risoto deverá ser servido imediatamente. Evite reaquecê-lo.


  • Por ser um prato completo, o risoto não precisa de acompanhamentos. Eu costumo fazer uma salada verde de entrada, apenas pelo costume de ter a salada, e só.



Receita básica para Risoto
1.Refogue pouca (1 a 2 colheres de sopa) cebola picada em manteiga aquecida e um fio de azeite. Geralmente, utiliza-se ¼ da quantidade total da manteiga indicada na receita.
2.Adicione o arroz e toste até todos os grãos ficarem cobertos por uma fina película de manteiga (gordura).
3.Adicione o vinho (de preferência branco e seco) e reduza.
4.Adicione uma concha de (sopa) água ou caldo fervente ao risoto.
5.Quando o líquido estiver quase seco, adicione mais uma concha e assim, sucessivamente, até o arroz ficar cozido, mas ainda “al dente”.
6.Retire o risoto do fogo e misture manteiga fria (nunca margarina) e queijo parmesão para conferir mais cremosidade e sabor. Use as combinações de sua preferência ( camarão, peixes, carnes, legumes, etc).


  • Escolha sua receita preferida...siga as dicas e bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário