domingo, 29 de julho de 2012

Dicas para o preparo do macarrão


- Use  sempre1 litro de água para cada 100g de massa. Calcule de 70 a 100g por pessoa.

- Preste atenção: cada massa tem um tempo de cozimento. Leia atentamente o modo de preparo na embalagem e siga-o corretamente se pretende fazer uma verdadeira macarronada.
- Coloque sal na água quando ela ferver, antes de acrescentar o macarrão. O sal irá temperar a massa. O sal  na água fria, fará com que ela demore  mais para ferver.
- A massa  deverá ficar “al dente"“, então espere a água ferver e só então acrescente o macarrão.
-Para que o macarrão não grude na panela é necessário que se observe a quantidade de água. É preciso também que se mexa a massa, desgrudando a massa que ficou "colada" uma na outra.
- Se o macarrão escolhido for o espagueti, procure distribuir os fios ao redor da panela, dando espaço entre eles para evitar que o macarrão fique grudado na panela. Não coloque todos juntos, na mesma direção. Isso vai te dar mais trabalho na hora de desgrudar.
-Não é preciso usar o fio de azeite e/ou de óleo para que o macarrão não grude, se você deixar a água ferver e colocar adequadamente o macarrão nessa água, ele não irá grudar. Além disso, se o macarrão for de boa qualidade, dispensa esse artifício. Use o azeite se você quiser dar um gostinho especial ao macarrão.
- Se você não for servir o macarrão imediatamente ( o que não é muito recomendável), escorra a água (não é preciso lavar) e deixe em uma panela com um pouco de manteiga ou azeite, para evitar que o macarrão grude. O ideal é cozinhar o macarrão e servir imediatamente.
- Quando for reaquecer o macarrão, faça em banho-maria e acescente manteiga ou azeite ao macarrão.
-Se você errou na quantidade e cozinhou muito macarrão, não tempere toda a quantidade. Guarde numa vasilha hermeticamente fechada e aqueça  e tempere em outra ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário