segunda-feira, 9 de julho de 2012

Esfiha recheada com folhas de beterraba




Em uma tigela, dissolva 2 tabletes de fermento biológico fresco (o equivalente a 30g se você costuma comprar solto no supermercado) com duas colheres de sopa de açúcar. Acrescente uma xícara de água morna, 5 colheres de óleo de boa qualidade, meia colher de sopa de sal e, misture bem. Coloque 4 xícaras de farinha de trigo e sove bem, até que a massa desgrude das mãos. Cubra e deixe descansar por meia hora.
Enquanto isso, prepare o recheio. Leve uma panela ao fogo com duas colheres de azeite de oliva, junte duas cebolas médias picadas e deixe dourar. Acrescente 12 folhas de beterraba e uma colher de chá de sal. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Desligue o fogo, junte uma xícara de de requeijão cremoso e deixe esfriar.
Para montar as esfihas, abra a massa com um rolo e corte em círculos com um copo ou utensílio redondo. Coloque o recheio sobre o círculo e feche em formato de triângulo. Coloque as esfihas em assadeira untada e enfarinhada e pincele com uma gema. Leve ao fogo médio até dourar.
Essa é uma receita de reaproveitamento, mas você pode substituir as folhas de beterraba por qualquer verdura de sua preferência.
Dica: Caso você utilize o fermento biológico seco, misture-o diretamente na farinha.Acrescente o restante dos ingredientes e sove bem, até que a massa desgrude das mãos. A quantidade nesse caso é um envelope (10g).
Espero que gostem dessa receita...volto em breve com mais receitas e dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário